top of page

Porque o "Dia do Lixo" é problemático!

Foto do escritor: Thais AcetoThais Aceto

Quem aqui já ouviu falar do famoso "Dia do Lixo"?

Não, infelizmente não estamos falando sobre reciclagem ou sobre o caminhão do lixo passando na sua rua. As pessoas usam isso ao falarem de alimentação :(


O "Dia do Lixo" é aquela “jogadinha estratégica” e PÉSSIMA na minha visão, que algumas dietas sugerem.

A lógica de quem tem esse dia na dieta é: Se permitir um momento de pura indulgência, comendo tudo o que mais gosta apenas em dias específicos - normalmente sábado e domingo (e claro, escolhe justamente os alimentos que se priva no dia-a-dia).


Mas ó, segura a ansiedade! Claro, é gostoso demais saborear as delícias que amamos, mas tem alguns pontos problemáticos aqui, segue o fio:


1- Comida não é lixo! Começa por aí. Mesmo que ela tenha menor conteúdo nutricional, não significa que não cabe na sua vida. Não significa que é errado!


2- Pensamento 8 80: Não posso nada, depois posso tudo e vivo uma eterna despedida aos finais de semana. Na segunda-feira tudo volta ao começo do ciclo, gerando assim uma eterna relação conturbada com a comida.


3- Efeito rebote e exagero: Ao se permitir comer o que gosta apenas nesses momentos, a chance de exagerar aumenta muuuuito, afinal, você quer “tirar o atraso”. Você não quer desperdiçar a chance e pode comer só por comer, sem respeitar vontades genuínas, porque aquele dia se sente “autorizado”.


4- Associações emocionais: O dia do lixo reforça a proibição e aumenta o comer emocional. A comida fica sempre nos extremos: ou é ameaça ou é recompensa. Fazendo o dia do lixo você está acostumando o seu cérebro a se recompensar com comida!


5- Sensação de culpa e perda de controle: Ficar nesses extremos e comer muito mais do que precisa nesses dias pode prejudicar a sua autoestima, a sensação de auto eficácia e a motivação para manter hábitos alimentares regulares e equilibrados.


6- O seu corpo e os nutrientes são os mesmos em qualquer dia. Qual é a diferença de comer um hambúrguer com batata frita, se der vontade, em uma terça-feira? Por que não comer um doce que ama em um dia da semana qualquer? Por que esperar esse dia específico?



Você não tem que ter uma alimentação diferente de segunda à sexta, em horário comercial, e outra aos finais de semana.

É natural que tenha uma mudança ou outra, ok, mas não precisa ter essa mentalidade radical e drástica.

Não existe comida “limpa” e comida “suja”ou comida “lixo”. NÃO!


Alimentação saudável não é tortura, não é castigo, não é sobre pagar o que precisa para poder comer o que gosta.

Alimentação saudável INCLUI comer o que gosta!


Não distorça! Vontades aparecem em qualquer hora.

Honre suas vontades com consciência, parcimônia, leveza e auto responsabilidade.


Beijo da sua nutri,

Thais


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page