Hoje é o dia de luta contra a gordofobia! Uma data crucial para conscientização sobre o preconceito e a discriminação enfrentados pelas pessoas gordas.
Quando falam sobre romantização da obesidade, eu sempre penso “Será que essa pessoa vive no mesmo mundo que eu?”
Porque o que testemunhamos atualmente é uma hiper valorização e romantização da magreza, isso sim.
Uma busca doentia e desenfreada por um corpo magro, mesmo que isso custe a saúde física e mental das pessoas.
Falar sobre aceitação e positividade corporal não é nem de longe uma perspectiva que romantiza a obesidade, é apenas ter senso de humanidade, e saber e defender que absolutamente todas as pessoas merecem ter uma vida livre, digna e que podem ser saudáveis independente do seu tamanho e peso!
Na tentativa de reduzir tamanhos, o que a gordofobia reduz, verdade, são: sorrisos, histórias, potências e liberdade!
A gordofobia é o veneno que corrói os direitos das pessoas gordas, é uma barreira que nega o acesso... É viver uma vida com estigmas sufocantes. Quem vivencia isso sente o que estou falando.
É urgente que a gente rejeite discursos injustos e simplistas, e abrace diversidade que existe em todos os corpos. E contrariando o lado que aponta dedos e culpa as pessoas gordas, podemos sim honrar nossa saúde física e mental, que vai muito além disso do emagrecimento.
Podemos ter uma vida ativa, feliz, e encontrar atividades que nos tragam alegria e que nos permitam sentir o poder que existe dentro de nós. Sem precisar sentir vergonha ou enfrentar qualquer julgamento por isso.
É preciso desafiar essa estrutura opressora e ocupar espaços. Você pode e deve ser ouvido(a), e exigir respeito, seja no ambiente de trabalho, seja na área da saúde ou em qualquer situação em que se encontre.
O estigma do peso não deveria ser um fardo que você carrega sobre os seus ombros.
Você tem uma alma brilhante e precisa continuar a espalhar a sua luz!
E, para isso, você precisa entender que você é mais do um número, você pode cuidar da sua saúde com gentileza e pode realizar grandes feitos no mundo!
Seu peso não deve paralisar sua vida.
Você não precisa esperar mudar, você já pode ser feliz agora!
Não pare de lutar.
Não se anule.
Seja a sua essência.
E volte a ocupar o seu corpo e a sua vida!
Comments